Salinas de Pedra de Lume – Ilha do Sal

Salinas de Pedra de Lume – localização

Salinas de Pedra de Lume é um conjunto de salinas na ilha do Sal,  localizadas na cratera de um vulcão extinto, a 1100 metros de distância do mar. O ponto mais alto, a borda, situa-se a 39 metros acima do nível do mar, enquanto que o mais baixo, a base da cratera, encontra-se abaixo do nível do mar. Salinas ocupa uma área total de aproximadamente 40 hectares.

Elevado à categoria de Património Nacional e uma das 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde, Salinas de Pedra de Lume é uma paragem obrigatória apara quem visita a ilha do Sal.

 

Salinas de Pedra de Lume – história

No passado, o lado norte da cratera esteve em contato por canais naturais  com o mar. A água do mar infiltrava na cratera e, após a evaporação, deixou um depósito de sal-gema estimado em mais de cinquenta milhões de toneladas (IPC).

A indústria de exploração do sal, que dá nome à ilha, teria iniciado no final do século XVII, tendo desempenhado um papel crucial na ocupação e desenvolvimento da ilha. No pico da indúsria do sal, a ilha chegou a exportar mais de 30 mil toneladas anuais.

No final do século XIX, a indústria do sal sofreria uma decaída acentuada em grande parte devido às medidas de importação restritivas impostas pelo Brasil, principal importador de sal de Cabo Verde.

A década de 1920 marca o recrudescimento da indústria salina na ilha, com a instalação da companhia francesa Salins du Cap Vert. Essa alteraria para sempre a história e a paisagem de Pedra de Lume com a instação de um teleférico de 1100 metros de cumpimento, partindo das salinas até as zonas de embarcação.

Com capacidade de transportar até 25 toneladas de sal por hora, o teleférico substitui então o transporte do sal antes feito por animais e impulsionou o alavancamento da exploração do sal na ilha. Adicionalmente, foi aberto um túnel um túnel na parede do vulcão, possibilitando melhor acesso às salinas. Os principais mercados de importação do sal de Cabo Verde passaram a ser as colónias francesas e belgas em África.

Na segunda metade do século XX, um novo contexto mundial de (in)disponibilidade de mercados mudaria sobremaneira a história da indústria do sal nacional. De ressaltar a alterações das políticas comerciais num dos principais importadores do sal nacional na altura, a República Democrática do Congo, após a independência desse país no início da década de 1960.

Com o aumento da exploração e disponibilidade do sal em outros países, a exploração desse elemento na ilha do Sal caiu acentuadamente. Atualmente mantém-se uma exploração de sal pequena no local, que é destinado principalmente para a confeção de produtos cosméticos e terapêuticos.

Nos finais do século XX a ilha do Sal emergia novamente no panorama mundial, agora como destino turístico. Pedra de Lume, então reabilitado, torna-se um dos principais pontos turísticos da ilha.

 

O que fazer em Salinas de Pedra de Lume?

1. Caminhadas

Salinas de Pedra de Lume é passagem obrigatória para quem visita a ilha do Sal. A beleza paisagística do local é ímpar no arquipélago e merece um pouco de atenção.

Antes de entrar nas salinas propriamente dito, poderá dar a volta à cratera caminhando.

A entrada da cratera, uma gruta dá passagem à um conjunto de jazigas de sal multicolores, pelos quais poderá passear e apreciar os mosaicos policromáticos das salinas.

Poderá ainda seguir o percurso dos teleféricos a descer até a vila piscatória de Pedra de Lume, onde ainda se encontram ruínas e monumentos da época industrial.

2. Banhos terapêuticos

Ao longo das salinas encontram-se lagos rasos, de menos de um metro, com uma concentração salina 27 a da água do mar. A elevada concentração salina possibilita que se flutue facilmente na água.

Além disso, os minerais da água das salinas possuem um efeito relaxante para o corpo e esfoliante para a pele, o que leva muitas pessoas a procurar o local para fins terapêuticos.

Salinas de Pedra de Lume é um autêntico spa a céu aberto. Lembre-se de levar roupa de banho e aproveitar ao máximo a experiência.

 

Como chegar às Salinas de Pedra de Lume?

Salinas de Pedra de Lume situa-se no nordeste da ilha do Sal, a aproximadamente 6 quilómetros do centro da cidade de Espargos, a capital da ilha, e a cerca de 25 quilómetros de Santa Maria.

A partir de Espargos, os mais aventureiros podem optar por caminhar até às salinsa; o percurso dura cerca de uma hora e meia. Alternativamente, pode ir de moto quatro ou quad, de táxi ou transporte próprio. 

A partir de Santa Maria as opções de transporte são as mesmas. Caso opte por ir de táxi ou transporte alugado, convém acordar previamente o preço e o tempo de espera antes do transporte para retornar a cidade.

Quanto custa a entrada nas Salinas de Pedra de Lume?

A entrada nas Salinas de Pedra de Lume é gratuito para cidadãos nacionais, e cerca de 5 euros para estrangeiros. O preço inclui acesso para nadar nas lagoas salgadas.

 

Dicas sobre as Salinas de Pedra de Lume

  • Evite o contacto da água das salinas com os olhos. A elevada concentração de sais na água pode ser abrasiva à conjuntiva ocular.
  • O horário de funcionamento das Salinas de Pedra de Lume é geralmente de 09:00 – 17:45, diariamente.
  • O melhor horário para visitar as salinas é normalmente no início ou final do dia, quando o sol é menos intenso e o influxo de pessoas é menor. Entretanto, tente ir quando o clima está ainda assolarado, que é quando as cores das salinas de sobressaem mais.
  • Convém evitar, se possível, horários por volta do meio dia quando o sol é muito intenso e o número de visitantes tende a ser maior.
  • Há no local chuveiros de água doce onde pode “lavar o sal” após imersão nas salinas antes de ir embora.
  • Existe um pequeno restaurante nas salinas onde pode comprar refeições breves e bebidas.

 

Curiosidades sobre as Salinas de Pedra de Lume

  • Visando preservar a natureza e valor histórico cultural do local, Salinas de Pedra de Lume foi foi classificada como reserva natural protegida através do decreto-Lei 3/2003, de 24 de fevereiro.
  • Salinas de Pedra de Lume foi ainda classificada como Património Natural, Histórico e Cultural Nacional através da resolução n° 21/2012, de 24 de Abril.
  • Em dezembro de 2013, Salinas de Pedra de Lume foi eleita uma das 7 Maravilhas de Cabo Verde na categoria “Baías, enseadas, angras e zonas húmidas de qualquer amplitude”.
  • Salinas de Pedra de Lume integra a lista indicativa de Cabo Verde à UNESCO, aspirando portanto ser reconhecida como património mundial.

 

Fontes:

Salinas de Pedra Lume: Património Nacional e uma das 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde. Disponível em Agenda Cultural de Cabo Verde

Monumentos e Sítios: Salinas de Pedra de Lume, Património Nacional. Disponível em Instituto do Património Cultural