Vulcão do Fogo – Ilha do Fogo

Com uma altitude de 2929 metros, o Pico do Fogo é o ponto mais alto de Cabo Verde e uma das imagens mais conhecidas do país.

Esse emblemático monumento é circundado por uma paisagem dramática de rios escuros de lava de erupções passadas.

A última erupção ocorreu do Pico do Fogo aconteceu em 2014, e suas marcas permanecem ainda bem presentes em Chã das Caldeiras, uma pitoresca comunidade que não abandona aquilo que lhes dá a vida, o próprio vulcão.

Do cume desse colosso vislumbra-se a vila de Chã das Caldeiras, a Serra da Bordeira e, em dias claros, as ilhas vizinhas. O ar tem um leve aroma de enxofre, que se mistura a outros gases liberados pelo pelo vulcão.

Para quem não dispensa uma boa aventura, subir ao cume do Pico do Fogo é essencial.

E o melhor, a aventura não termina quando se chega ao topo do vulcão. Muito pelo contrário, esse é só o começo! Uma das formas de descer é deixar-se escorregar pela “jorra” (gravilhos de lava seca) numa descida frenética e emocionante, que definitivamente não é para os fracos de coração.

O vulcão do Fogo foi eleito uma das 7 Maravilhas de Cabo Verde na categoria “Acidentes naturais de cariz vulcânico, que abrangem formas de relevo de expressões localizadas, como cones vulcânicos, filões e pitões, chaminés, cortes geológicos, túneis vulcânicos e outras geoformas de notável beleza cénica.”