São Nicolau é uma ilha de belezas excêntricas, oferecendo oportunidades incríveis de (re)conectar-se com a natureza. Desde seus vales férteis e envolventes às praias sedutoras que abastecem piscinas naturais, São Nicolau é um destino comovente. A ilha conta com duas das sete maravilhas de Cabo Verde, Monte Gordo e Carbeirinho.
O parque natural do Monte Gordo, uma das maiores atrações da ilha, estende-se entre os municípios de Tarrafal e Ribeira Brava. Esse “maciço montanhoso” abrange uma riqueza natural ampla incluindo várias espécies endêmicas, tais como os milenares dragoeiros. Monte Gordo, assim como outras regiões da ilha de São Nicolau, proporciona aos admiradores da natureza caminhadas inesquecíveis pelas suas trilhas idílicas.
São Nicolau possui uma diversidade de praias de areia branca e praias de areia negra. As praias Juncalinho e Carbeirinho combinam rochas colossais que abraçam o oceano cerúleo e formam assim piscinas naturais que fazem qualquer um saltar de cabeça primeiro.
Suas principais atividades econômicas, agricultura e pesca, possibilitam explorar uma gastronomia aprazível composta por verduras sazonais e peixe fresco. Aqui poderá desfrutar do famoso “Modje”, do bom atum produzido pelo Sucla, das tão requeridas bolachas de São Nicolau, duma moreia frita com o cálice do famoso “grogue”, ou do “cuscuz” feito com a farinha de mandioca típica da ilha.
O seu povo é acolhedor e humilde. Gostam de envolver-se em ritmos de Mazurca e Contradança que são peculiares da ilha. São Nicolau também é uma ilha pioneira da morna, sendo a Vila de Praia Branca a casa do famoso músico e compositor Paulino Vieira. Nesta localidade pode-se ainda visitar a Casa da Morna Sodade, um museu dedicado à Morna e ao seu maior nome – Cesária Évora, a diva dos pés descalços.
São Nicolau é uma ilha para ser sentida com calma!