Santiago é um mosaico de contrastes deslumbrantes! Áreas urbanas vibrantes, praias e encostas surpreendentes, zonas rurais multifacetadas e um património histórico e cultural incalculável fazem da ilha uma paragem obrigatória para quem quer mergulhar um pouco mais na essência da cabo-verdianidade.
A ilha de Santiago é a maior do arquipélago e acolhe mais de metade da população, incluindo desde cabo-verdianos de todas as ilhas a emigrantes de vários outros cantos do mundo, concentrados principalmente na cidade da Praia, a capital do país. Na capital são essenciais um passeio pela histórica zona do Plateau e uma visita ao Sucupira, um mercado local colorido e pulsante onde se pode encontrar de tudo um pouco!
A Cidade Velha (antiga Ribeira Grande) é paragem obrigatória para que vem a Santiago. Ela foi a primeira cidade erguida por europeus nos trópicos, e a primeira capital de Cabo Verde, sendo considerada por muitos o berço da nossa nação. Pela sua importância histórica, Cidade Velha foi reconhecida pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 2009. Aqui poderá contemplar as ruínas da mais antiga igreja colonial no mundo, o simbólico Pelourinho, o imponente Forte Real de São Filipe, a romântica Rua das Bananas, entre outros.
O interior de Santiago é coberto de paisagens camaleoas que mudam do vermelho seco ao verde denso ante qualquer chuva. O sempre verdejante parque natural da Serra Malagueta é passagem necessária para quem aprecia um passeio ao frescor de pinhais e eucaliptais, coroado por vistas cénicas sobre a Ribeira Principal.
Santiago também tem praias de mar! Praia do Tarrafal, Praia-Baixo, São Francisco, Ribeira de Prata e Kebra Kanela são algumas do menu. Uma passagem por Tarrafal não pode dispensar uma visita ao histórico Campo de Concentração (Campo da Morte Lenta), agora Museu da Resistência.
Santiago é rico em cultura e tradições, então não se pode ir embora sem dançar um “cotxi po” (Funaná), ou apreciar o “da cu torno” dos locais. A culinária é outro ponto alto; o guisado de carne de vaca com totoco ou massa de milho é uma preferência pessoal! E passando por São Domingos é indispensável provar o tradicional pastel de milho.
Santiago é essência. Venha senti-la!