Deserto de Viana – Ilha da Boavista

O Deserto de Viana é um deserto de areia situado no nordeste da ilha da Boa Vista. Devido às suas características singulares, este deserto é uma das áreas protegidas de Cabo Verde.

O Deserto de Viana possui uma extensão de cerca de 5 quilómetros, onde o areal predominantemente branco é interrompido por polvilhadas de areia vulcânica negra, criando contrastes sutis. Esparsas palmeiras, arbustos de acácia e outras espécies endémicas salpicam tons de verde pela paisagem desértica. O silêncio, a brisa mansa e o horizonte de areia proporcionam um verdadeiro encontro dos sentidos com a natureza no seu estado mais puro.

Como se originou o Deserto de Viana?

Os ventos alísios transportam grande quantidade de areia do continente Africano em direção às ilhas. Devido à localização geográfica e geomorfologia da Boa Vista, boa parte dessa areia deposita-se nessa ilha, originando grandes extensões de dunas.

Em virtude da sua origem e formato, o Deserto de Viana é vista por muitos como uma extensão do Sahara em Cabo Verde.

Como chegar no Deserto de Viana?

O deserto de Viana encontra-se no noroeste da ilha, entre as cidades de Sal Rei e Rabil,  e a oeste da zona de Bofareira. Ele é facilmente acessível a partir de qualquer uma dessas localidades de pick up, moto quatro ou quad, cavalo ou até a pé para os mais destemidos.

O que fazer no Deserto de Viana?

1. Caminhadas

Em virtude da sua extensão moderada e da proximidade a zonas habitadas, pode-se fazer caminhadas de pequena a média dificuldade, dependendo do ponto de partida. É aconselhável ir sempre com um guia local experiente caso não conheça bem o local.

2. Excursões de moto quatro (quad)

Com excursões de moto quatro partindo de Sal-Rei e passando por vários pontos da ilha, poderá desfrutar de uma verdadeira aventura pelas dunas e vilarejos de Boa Vista.

3. Excursões de carro (pick up) pelo deserto e vilarejos

Com percursos que saem de diferentes hotéis e pontos estratégicos de Sal Rei poderá desfrutar não só de um passeio pelo deserto, mas também ter um gostinho de Boa Vista. As excursões decarro incluem além do Deserto de Viana, a tradicional olaria de Rabil, os idílicos vilarejos do norte de Boavista, o farol de Morro Negro, entre outros.

Imagem: João Galego, norte de Boa Vista

Dicas para visitantes ao Deserto de Viana

Embora isso já seja senso comum, é sempre bom reforçar que deve levar água suficiente para manter-se hidratado, já que o sol no local pode ser intenso. Na mesma linha, o protetor solar, óculos de sol, chapéu e roupa adequada é essencial.

Ainda que o Deserto de Viana não seja muito extenso, é aconselhável ir acompanhado de um guia local experiente se você não conhecer bem o local.

Não se limite apenas ao deserto. Poderá estender o passeio a vários outros pontos que merecem uma visita, nomeadamente às coloridas aldeias de João Galego, Fundo das Figueiras e Cabeça dos Tarafes, ao farol de Morro Negro e a Rabil.

Para aqueles que preferem evitar o sol ou até para os que buscam algo diferente, poderá participar de uma excursão matinal ou noturna ao Deserto de Viana. Em noites estreladas e/ou de lua cheia, o céu torna-se um espetáculo por si só.

O Deserto de Viana foi eleito uma das maravilhas de Cabo Verde na categoria “Dunas e corredores dunares, abrangendo as acumulações dunares fósseis ou vivas, localizadas ou em corredores”.