Cidade Velha: Explore uma joia histórica de Cabo Verde

Berço da cabo-verdianidade

Cidade Velha, também conhecida como Ribeira Grande de Santiago, é uma pequena cidade localizada na ilha de Santiago, em Cabo Verde, a cerca de 15 quilómetros da capital, Praia.

 É considerada o assentamento mais antigo do país, tendo sido fundada em 1462 por exploradores portugueses. Com efeito, Cidade Velha foi o primeiro assentamento europeu nos trópicos.

Rua de Bananas, Cidade Velha
Por-do-dol no Pelourinho, Cidade Velha

Testumunho da história

A história da cidade está estreitamente ligada à escravatura transatlântica, pois já foi um importante porto para a exportação de escravos africanos.

O Pelourinho, um grande pilar de pedra construído na praça principal da cidade, é um símbolo da história brutal da escravatura transatlântica e do seu papel no desenvolvimento de Cidade Velha. Ele era usado para ler publicamente os atos do Município, como um local de troca comercial de escravos e produtos da terra, e principalmente para reprimir infrações de escravos rebeldes.

O início da colonização em Cidade Velha também foi possível devido à disponibilidade de solo fértil e água. À medida que a comunidade se desenvolveu e cresceu, várias estruturas foram construídas para servir fins militares, religiosos e civis, concentradas em uma área urbana compacta que até hoje preserva grande parte de sua estrutura original.

Marcas da herança colonial

Muitos dos edifícios da cidade, incluindo o Forte de São Filipe, foram construídos com trabalho forçado.

 O forte foi construído para proteger o porto de ataques de piratas e é um dos marcos mais notáveis da cidade. Ele foi estrategicamente construído em um dos pontos mais altos de Cidade Velha, com vista para a cidade e o Oceano Atlântico. 

Sua localização privilegiada oferece vistas deslumbrantes de 360º dos arredores e incríveis pores-do-sol.

Forte de São Filipe, Cidade Velha
Igreja Nossa Senhora do Rosário, Cidade Velha

Edifícios atemporais

Cidade Velha também é lar de várias igrejas que refletem a herança da cidade. A mais famosa delas é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma bela estrutura que remonta ao início do século 15 (construída aproximadamente em 1495).

 

Património Mundial da UNESCO

Desde 2009, Cidade Velha é Património Mundial da UNESCO, como reconhecimento de sua importância histórica e cultural.

Ruínas da Catedral da Ribeira Grande de Santiago

Cidade Velha é o lugar para relaxar e absorver a essência de Cabo Verde. É um destino obrigatório para quem quiser experimentar uma excelente mistura de história, cultura e paisagens bonitas.

Gostaria de saber mais sobre a Cidade Velha ou de fazer um tour histórico por esse idílica cidade? Entre em contato conosco.