Bebidas típicas de Cabo Verde
Em Cabo Verde, o alcoolismo é um sério problema de saúde pública. Em virtude disso, o Parlamento de Cabo Verde promulgou em 2019 a Lei do Álcool (Lei nº 51/IX/2019, de 08 de Abril) estabelecendo o regime de disponibilidade, venda e consumo de bebidas alcoólicas em diferentes contextos.
A legislação nacional estabelece:
- A idade mínima para o consumo de álcool em Cabo Verde é de 18 anos.
- É permitida a venda e consumo de bebidas alcoólicas em:
- “estabelecimentos comerciais de restauração ou de bebidas” (bares, restaurantes).
- “estabelecimentos de diversão noturna e análogos” (discotecas, casas noturnas).
- “estabelecimentos situados em portos e aeroportos em local de acessibilidade reservada a passageiros”, e “espaços onde se realizam festivais”.
- Fica proibido:
- O consumo de bebidas alcoólicas em via pública.
- Vender e colocar à disposição bebidas alcoólicas em clubes, salas ou recintos desportivos, festas académicas, comícios e eventos de frequência de jovens e menores (…).
- Facultar, vender e/ou colocar à disposição bebidas alcoólicas em locais públicos e em locais abertos ao público a menores de 18 anos, a quem se apresente notoriamente embriagado ou aparente ser portador de anomalia psíquica.
- A disponibilização, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas cantinas, quiosques, barracas e mercearias, em máquinas automáticas, e em postos de abastecimento de combustível localizados nas estradas ou fora das localidades.
Perguntas frequentes:
- Que tipos de bebidas pode-se consumir durante as férias em Cabo Verde?
Durante a estadia em Cabo Verde, visitantes podem provar bebidas não alcoólicas como sucos naturais de frutos da estação (maracujá, tamarindo, papaia, baobá ou calabaceira, manga, etc.), chás e chás gelados (como o “bissap” ou hibisco roxo), café nacional da ilha do Fogo, etc.
Podem experimentar também bebidas alcoólicas como o “grogue” ou aguardente (bebida destilada de cana de açúcar típica de Cabo Verde), ponches e licores variados, a cerveja nacional “Strela”, o vinho da ilha do Fogo (produzido com uvas cultivadas em solos vulcânicos), caipirinhas, etc, bem como outras variedades importadas.