A fauna nacional cabo-verdiana é bem pacífica. Não existem grandes predadores ou cobras no território e os animais venenosos são raros.
Aranhas
Existem aranhas em Cabo Verde, mas não são tão comumente vistas nas cidades.
Após as chuvas, principalmente em localidades do interior, é comum observar-se conjuntos de aranhas penduradas em árvores.
Apesar de não ser comum o relato de acidentes por picadas de aranhas, deve-se evitar tocá-las, principalmente se não conhecer a espécie.
Centopeias ou lacraias
Há centopeias em Cabo Verde, mas não são comuns. Esses artrópodes terrestres rastejantes são ocasionalmente vistos, particularmente em locais escuros e húmidos, ou com alguma vegetação.
A picada pode ser dolorosa e causar inchaço e vermelhidão na pele. A aplicação de compressa de gelo pode ajudar a aliviar os sintomas. Esses normalmente não duram mais de 48h.
Ouriços do mar
Os ouriços do mar são animais globulares espinhosos comuns em pedras e rochas de algumas praias. Não é recomendável andar descalço debaixo de água ou em rochas e pedras marinhas onde existam ouriços. O contato com os espinhos do ouriço pode causar uma lesão perfurante e dolorosa.
Caso pise num ouriço do mar, deve tentar retirar os espinhos imediatamente. A aplicação de compressas com vinagre pode ajudar na remoção. Caso os espinhos tenham entrado profundamente, pode precisar ir ao serviço de saúde local para removê-los. Espinhos não extraídos podem causar inflamação e dor prolongada.
Caravela-portuguesa ou garrafa-azul
As caravelas-portuguesas são organismos flutuantes que flutuam pelo oceano empurradas pelos ventos. Também chamada de garrafa azul, devido à cor azulada que por vezes adquire, essas criaturas podem ter uma aparência atrativa, mas são muito perigosas!
Embora sejam raras em Cabo Verde, há relatos de terem dado a costa em algumas praias previamente. Ocasionalmente foram observadas mortas dando a costa devido à corrente.
Apesar da sua beleza e aparência inofensiva, deve-se manter distância delas, mesmo mortas. As caravelas-portuguesas possuem tentáculos que liberam uma toxina que causa dor intensa, queimadura local, reações alérgicas graves com potencial para arritmias cardíacas.
Em caso de contato com caravelas-portuguesas, deve-se tomar as seguintes precauções:
- Lavar a área afetada com água do mar cuidadosamente e sem esfregar.
- Remover os tentáculos da pele com um instrumento plástico.
- Aplicar se possível vinagre ou compressa quente no local. Nunca usar álcool ou amónia!
- Procurar o serviço de saúde imediatamente.
Tubarões
Cabo Verde é uma região imensamente importante para várias espécies de tubarões e raias do nordeste do atlântico, servindo de lar a mais de 60 espécies de tubarões e raias.
Apesar disso, ataques de tubarões são muito raros em Cabo Verde, com apenas um caso reportado na mídia nos últimos dez anos.
Dica: Na ilha do Sal, na Sharkbay, é possível observar e nadar com tubarões limão, que são espécies inofensivas. Uma experiência que!
Perguntas frequentes:
- Há cobras em Cabo Verde?
Não existem cobras em nenhuma das ilhas de Cabo Verde! Raramente cobras foram encontradas no país, possivelmente trazidas por navios porta-containers.